amor!!!

amor!!!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Gravidez gemelar!!! Susto e Alegria em dose dupla...

Nenhuma mulher qdo engravida naturalmente imagina ter gêmeos acredito eu. Qdo esta mulher não tem caso de gêmeos na família, então a surpresa é ainda maior. Esse foi o meu caso.

Digo "a mulher" e não "o casal" pq qdo a gemelaridade é genética, vem sempre da parte da mulher e não do homem. Qdo os gêmeos são dizigóticos (diferentes), é pq 2 óvulos foram fecundados e essa capacidade que vem da mulher é hereditária.

Qdo os gêmeos são monozigóticos (idênticos), é pq o mesmo óvulo foi divido em dois, por isso são idênticos. Isso é um 'acidente' da natureza, pode acontecer com qualquer mulher, não precisa necessariamente ser hereditário.

Os gêmeos monozigóticos são do mesmo sexo obviamente, e os dizigóticos podem ser de sexo diferentes, ou não. É como se fossem 2 gravidez distintas ao mesmo tempo! Existem até caso de gêmeos com dias de diferença e até de pais diferentes! Portanto, pode-se ter um loiro e um moreno, um alto e um baixo, e por aí vai...

Explico isso pq não existe coisa mais fantástica e fascinante no mundo do que gerar gêmeos. Me sinto uma mulher super poderosa por ter tido essa capacidade de desenvolver 2 vidas ao mesmo tempo dentro de mim. Toda mãe sabe o quão é difícil carregar durante 9 meses aquele pequeno ser que chuta, roda, nada (literalmente!), se alimenta e qdo são 2 ao mesmo tempo então... não é pra qualquer uma!

Por isso me sinto especial, e se vc tem gêmeos, tri, ou mais, sinta-se abençoada, pq vc é de fato!



Mas não é só de flores que uma gravidez gemelar vive. Ao contrário. A gravidez de gêmeos em si já é uma gravidez de risco e requer cuidados. Afinal, nem toda mulher é uma Fernanda Lima.

O "romantismo" dos gêmeos vem da mídia, tv,onde ter gêmeos é sinônimo de felicidade. É comum nos últimos capítulos de novela por exemplo o casal protagonista ter gêmeos. Gêmeos na antiguidade significava prosperidade, alegria. E não deixa de ser, mas a realidade é outra. Não é só sorrisos como em um capítulo final. É preciso a família se adaptar a essa nova rotina de 2 bebês ao mesmo tempo, com as mesmas necessidades e desejos.

Adaptar espaço físico, orçamento doméstico, é preciso um batalhão pra suprir as necessidades de 2 coisinhas tão miúdas. É difícil, mas não impossível. É preciso tb estar preparada psicológicamente para as adversidades como a prematuridade muito comum em uma gravidez dupla.

Minhas meninas nasceram em 08 de julho de 2009, 1º veio Laura com 1,230kg, 31 minutos depois Júlia com 1,350kg e logo depois, tive alta. Eu olhava para o lado na saída da maternidade e via mães realizadas tirando fotos com seu bebê no colo. E eu sentindo a pior das dores com as mãos vazias e me sentindo a mais incapaz das mulheres. Me sentindo incapaz de ter sustentado minhas filhas em meu ventre o tempo suficiente para sua saúde formação, confesso que não tinha muita maturidade pra entender o que possivelmente poderia acontecer,,, foram longas 29 semanas. Sem dúvida o dia mais triste e frustrante de toda minha vida.

Depois de 2 meses na uti neo natal, veio o dia mais feliz. Fiz questão de sair de lá com as 2 nos braços ao mesmo tempo, sentir o que era ser uma mãe de gêmeas de verdade, com um sorriso que não cabia em mim! Mal sabia eu o que ainda me esperava.

Amamentar duas ao mesmo tempo, trocar uma média de 16 fraldas por dia, 4 banhos/dia, choro, muito choro, teve um dia que morri de rir ao perceber que eu tinha cortado 40 unhas! haha... 40 mini unhas!

Os primeiros meses eu beirava a insanidade. Depois do tempo na uti eu não queria desgrudar delas, achava que tiraria de letra...Se vc terá gêmeos se prepare para as mesmas perguntas toscas na rua: "são gêmeos?, "vc fez tratamento?", "tem gêmeo na família?"... sem contar os comentários do tipo: "que coragem!" (como se a gente escolhesse ter gêmeos!), ou "Gêmeos? Deus me livre!" (como asseem?!) rss... É cada uma!

Minha vontade era usar uma camiseta escrito todas as respostas de um vez só! E o engraçado, é que gêmeo parece uma aberração, todo mundo pára pra ver! Todos querem olhar, tocar, nunca entendi bem essa curiosidade. Uma simples ida ao shopping era uma aventura! E qdo diziam: "Nossa, trabalho dobrado!" Eu dizia:

"Trabalho dobrado, mas alegria dobrada tb!"

Em casa o primeiro resfriado foi uma loucura. Cheguei a dar 2x o mesmo remédio para uma das bebês, enquanto a outra ficou sem nenhum. Já dei banho 2x na mesma bebê, enquanto a outra fedia a azedo. As mamadas tinham que ser anotadas em um caderninho próprio pra isso, para que nenhuma delas passasse fome.

O pior era a hora de dormir... qdo uma pegava o sono, a outra chorava que consequentemente acordava a irmã que já estava dormindo. Foi uma luta. Ainda hj é, pq cuidar de gêmeos não é moleza ... Eu sabia que elas poderiam ter alguma sequela devido a prematuridade, tiveram hemorragia intracraniana ao nascer, ficaram longos 15 dias entubadas, e mesmo assim queria minhas filhas de qq maneira, vivas, ao meu lado!! O mais engraçado é que qdo eu entrava no quarto, ao abrir as portinhas da encubadora.. elas se moviam, me emociono todas as vezes q me vem a cabeça esses momentos, tristes? Não sei, sinceramente, pq no fundo sentia uma alegria imensa ao perceber que minhas pequenas já me conheciam, mesmo estando naquelas condições... passava o dia todo por lá.. chorando, rezando e, sentindo aquele calor que ninguém nessa vida é capaz de me dar
Hj 1 ano e 7 meses anos depois lembro dessa época, não com saudade, mas com melancolia. Uma época dura, de aprendizado, e hoje posso dizer com todas as letras: Valeu a pena!

E sei tb que Deus escreve certo por linhas tortas. Talvez se minha gravidez tivesse sido única, e não gemelar, eu não teria superado tudo que passei.

Tive 2 anjos... E amo ver como elas são diferentes!

Gostos, personalidade, jeito, mesmo que tenham a mesma carinha! Uma ama chocolate, a outra prefere jiló. Uma é uma gulosa e a outra uma fáquir. Uma dorme muito bem, a outra faz greve de sono, enfim... Mas uma coisa elas tem em comum: o AMOR uma pela outra. Como é lindo ver a ligação mais que espiritual entre elas!

Isso me emociona todos os dias.

O poder divino de ser mãe!

4 comentários:

  1. Kassinha querida, AMEI este teu texto. Quanta emoção vivida e tantas outras por vir...
    Pela força,
    pela garra,
    pela coragem,
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!
    bjs
    Polly

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, vc com certeza é muitoooo ESPECIAL e abençoada por ter essas filhas lindas e elas por terem uma mãe tão dedicada, guerreira, como já disse antes...mãe e pai ao mesmo tempo...enfim, desejo tudin que há de melhor nesse mundo pra vcs, viu linda?!
    ...não tenho tantoo contato contigo, mas gosto muito de ti, viu?!
    bjuu
    Wiliane
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Kassinha, vc é uma guerreira e merece viver essa alegria e esse amor das princesas. Deus abençoe vcs sempre.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh Kassinha! Que delícia de texto! Suas meninas são lindas e pode ter certeza: é a melhor coisa que vc tem na vida!
    Parabéns por tudo que passou e por tudo que ainda vai passar!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir